top of page
Buscar
  • Foto do escritorWilliam Barbosa

Teatro Municipal de Pouso Alegre




História

Construção em estilo neoclássico. Suas obras foram iniciadas em 1873, a pedido da Sociedade União e Progresso, sendo o seu construtor de nome desconhecido. Foi inaugurado em 1875 pela Associação Dramática de Pouso Alegre, constituída por jovens amantes das artes cênicas que, posteriormente, o doaram ao Município. Durante décadas serviu a Companhias de Óperas e Operetas vindas de São Paulo e aos grupos liderados pelo médico e dramaturgo Dr. Coutinho. Em 1939, foi alugado à Rádio Clube de Pouso Alegre e em 1940 funcionou como cinema: Cine Íris e Cine Progresso. Em 1960, abrigou, provisoriamente, a cadeia pública e a delegacia regional sob o comando do delegado Eduardo A. Barbosa. Em 1971, suas dependências passaram a ser utilizadas por uma loja de móveis. E somente em 1978, após reforma, ampliação e modernização de seus equipamentos, retornou às atividades culturais. Foi declarado Patrimônio Histórico de Pouso Alegre e protegido por tombamento pelo decreto nº 2349 de abril de 1999. Curiosidades


  • O atual Teatro Municipal de Pouso Alegre já abrigou cinema, loja de móveis, rádio e a cadeia pública.

  • Dispõe de dois andares com configurações para plateia geral no primeiro piso e um amplo mezanino que oferece excelente visão da composição arquitetônica do Teatro no andar de cima.

  • O Teatro foi concebido como uma miniatura do afamado Teatro da antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto. Atividades


  • São realizados diversos eventos artísticos e culturais durante o ano.

  • Visitação através de autorização prévia no escritório administrativo do Teatro.

Contato

Contatos: (35) 3449-4346 Responsável: Superintendência de Cultura Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 13h às 17h.

Av. Dr. Lisboa, 205 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-109


FONTE: https://www.vemprapousoalegre.com.br/atrativos/4


18 visualizações0 comentário
bottom of page